PREVENIR AS DOENÇAS DE OUTONO E INVERNO

REFORÇANDO O SISTEMA IMUNITÁRIO  

Nesta época do ano os vírus e bactérias reproduzem-se com maior rapidez e, quando o sistema imunitário está fragilizado, ocorrem as denominadas doenças de inverno, como resfriados, gripes, problemas do sistema respiratório.
A gripe é a doença mais comum, mas outras também são características desta época, como sejam a sinusite, rinite, laringite, otite, bronquite, pneumonia, asma, alergias respiratórias.
Normalmente estas doenças incidem mais sobre as crianças e idosos, bem como doentes crónicos com asma e bronquite.
Prevenir é o melhor remédio, reforçando o sistema imunitário, que defende o nosso organismo das agressões. A eficácia deste sistema depende muito do nosso estado nutricional, ou seja, a forma como nos alimentamos e, como vivemos. Com a idade o sistema imunitário vai declinando, pelo que se torna indispensável uma boa conduta de vida e uma nutrição cuidada.
Como fortalecer o sistema imunitário – Os antioxidantes têm-se revelado importantes na prevenção e tratamento de doenças virais, pela capacidade de reduzir os sintomas de doença como também pela diminuição dos efeitos de longo prazo do stress oxidativo que se desenvolve em pacientes infectados por vírus de imunodeficientes, gripe, hepatite, etc. A vitamina C, é um antioxidante potente e muito importante na acção protectora e também reconhecida na recuperação pós infecção.
Vários estudos têm concluído que durante uma infecção, os níveis de vitamina C diminuem significativamente no plasma e, nos glóbulos brancos, pelo que o seu consumo é imperioso.
Alimentos ricos em vitamina C – Verduras como agrião, espinafre, rúcula, couve-galega, brócolos, salsa, tomate, alho, cebola, pimentão, açafrão da índia, coentros, cravo-da-índia, gengibre, paprica, tomilho, etc. Frutas: Limão, laranja, tangerina, lima, morango, ananás/abacaxi, uva, etc.
Vitamina E, é um antioxidante lipossolúvel e intervém de forma sinérgica e complementar com a vitamina C. Está presente nos frutos secos como nozes, amêndoa, pistácio, avelã, amendoim, sementes de girassol, linhaça, gergelim, cereais integrais, óleos de gérmen de trigo, azeite, etc. Frutas: amora, mirtilo, framboesa, manga, romã.
Fortes impulsionadores do sistema imunitário: Glutationa, Betacaroteno, vitamina B12, vitamina D, equinácia, propólis, mel, ginseng, espirulina, zinco, omega 3, probióticos.
Banir maus hábitos como tabaco e álcool, evitar ambientes poluídos, fazer exercício ao ar livre, ter uma alimentação saudável, lavar bem as mãos, o corpo e, a mente… são boas práticas para alcançar o bem estar.

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula Profissional 0300193 – ACSS

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