This service has regrettably been disabled. This message is purely being displayed as to not cause any damage to any website connected to this feature. Naturallys OS VALIOSOS BENEFICIOS DO MEL » Naturallys

OS VALIOSOS BENEFICIOS DO MEL

mel c propolisO mel é constituído principalmente por glicose e frutose, mas também é muito rico em vitaminas, minerais, compostos fenólicos e enzimas. O mel de abelha é o produto mais conhecido com propriedades medicinais, mas também outros produtos da colmeia são de reputadíssima qualidade medicinal, como a geleia real, o pólen e propólis. Desde as civilizações mais antigas que o mel é utilizado e considerado como uma fonte natural de saúde, quando puro, pelas suas virtudes terapêuticas antimicrobianas, antioxidantes, propriedades prebióticas, calmante, regenerativa de tecidos, estimulante e enorme fonte de energia. O mel tem várias origens, pode ser monofloral (quando é extraído de uma única espécie de flor) ou polifloral (quando é extraído de várias espécies de flor). O sabor e a cor dependem da origem e através dos aromas pode-se identificar a procedência. A cor é determinada pela característica da flor, que pode ser mais clara ou mais escura. O mel claro é suave e o mais escuro é mais intenso e robusto por ter maior concentração de minerais. Na produção do mel as abelhas também utilizam água, que pode variar entre 15 a 21%, o que influencia a viscosidade, o peso, o sabor, a cristalização. A cristalização é um factor de boa qualidade, sendo a menor percentagem de água determinante, cerca de 15%. O sabor não é originado somente pelas flores, também a localização geográfica e as condições climáticas influenciam toda a estrutura organoléptica.
Benefícios do mel para a saúde
Ajuda a reduzir alguns tipos de cancro e enfermidades cardíacas.
Tem importante acção antibacteriana e antifúngica.
Reduz a tosse, irritação da garganta e, tem efeitos expectorantes.
Ajuda a curar a impotência, a ejaculação precoce e perturbações do trato urinário.
Melhora a qualidade da visão.
Ajuda a curar a asma brônquica, a diarreia e a eliminação de náuseas.
Ajuda a curar e cicatrizar feridas e queimaduras, por aplicação directa nas zonas lesionadas da pele.
É forte revigorante para o cansaço e estados nervosos.
Previne e trata gripes, resfriados e constipações
É anti-reumático, vasodilatador, diurético e digestivo.
O mel aumenta o nível de antioxidantes no sangue.
Uma colher de mel todos os dias ao pequeno-almoço e outra ao jantar são de grande valia nutritiva, protectora e preventiva.
Os diabéticos podem usufruir do mel com moderação, apenas uma colher ao pequeno-almoço.
 

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula Profissional 0300193 – ACSS

emSaúde Natural

Construído por: InforEco Torres Novas