OS BENEFICIOS DA MELANCIA PARA A SAÚDE

ARTIGOA Melancia é um delicioso fruto de verão com muitas propriedades terapêuticas e, tem sido sugerida nos últimos anos para o consumo diário, na época da colheita, por ter efeitos protectores contra o cancro da próstata.
Contém carotenos, vitamina C, potássio, fibras, grande concentração de água, nutrientes variados para promover o equilíbrio da pressão sanguínea e, ajudar a equilibrar o colesterol no sangue, beneficiando a actividade cardíaca.
Este maravilhoso fruto é um hidratante por excelência, contém 92% de água e, é tão refrescante uma fatia de melancia como um copo de água. Durante os dias mais quentes é um óptimo recurso para as pessoas idosas e crianças que normalmente não bebem água.
A melancia é muito importante para a saúde mental por conter vitamina B6. Esta vitamina atua sobre o cérebro e ajuda a reduzir os níveis de stress e ansiedade, podendo mesmo impedir os ataques de pânico.
Contém um importante aminoácido chamado citrulina que o corpo utiliza para produzir outro aminoácido chamado Arginina, que desempenha um papel fundamental na divisão celular, na cicatrização de feridas e, eliminação de amoníaco do nosso organismo. As reservas abundantes de citrulina na melancia estão aptas para serem assimiladas prontamente pelo organismo.
Contém também um importante antioxidante chamado licopeno, fundamental no combate às doenças cancerígenas.
A melancia é uma generosa fonte de vitamina C, factor de desenvolvimento e manutenção saudável dos ossos, cartilagens, dentes e gengivas. É rica em vitamina A, que contribui para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, saúde da pele, da visão e dos olhos.
Um estudo recente publicado no site da American Medical News, indica que a melancia contém muitos fitonutrientes, incluindo licopeno e citrulina, (a estrela em ascensão dos fitonutrientes). A citrulina ajuda a manter o coração saudável e o sistema imunitário. Esta substância ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, tal como o viagra. Por conseguinte, diz o investigador, poderia ser usado para tratar a disfunção eréctil e, também para outros problemas fisiológicos, tais como angina de peito e hipertensão arterial. O estudo refere ainda que a casca da melancia contém grande concentração de Arginina, provavelmente superior à encontrada na carne.

A melancia depois de aberta deverá ser colocada no frigorífico para se preservarem todos os seus constituintes.

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula Profissional 0300193 – ACSS

* Se necessitar de alguma informação, por favor, não hesite porque estamos sempre ao seu dispor!

emSaúde Natural

Construído por: InforEco Torres Novas