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O QUE NOS IMPEDE DE DORMIR

insoniaDizem os especialistas que a principal razão para os problemas noturnos é o stress causado pelos problemas diurnos. Na grande maioria dos casos a insónia é provocada pelo stress, pelo que é de grande importância evitar os fatores que geram excitabilidade. Segundo o neurologista Dr. Peter Hauri, especialista do sono, a maioria dos problemas do sono, deve-se ao stress negativo – ansiedade – depressão – preocupações e afins.
A qualidade do sono afeta o sistema imunitário e, quando não se dorme o suficiente, o organismo está mais debilitado e mais propenso a doenças. Todo o organismo precisa de descansar através do sono para se manter saudável. Ao dormir o cérebro tem a possibilidade de acalmar o stress e recarregar as energias. Segundo o Dr. Alex Clerk, as ondas cerebrais abrandam pelo menos nas primeiras etapas do sono, e as inúmeras ligações ao cérebro são mais ou menos rejuvenescidas.
A insónia é um problema para muitas pessoas e, se noite após noite, damos voltas na cama, demoramos mais tempo para adormecer, ou acordamos muito cedo, e tanto o corpo como o cérebro não funcionarão no seu melhor.
Hoje todos vivemos com stress, numa excitação permanente o que provoca má qualidade de sono, comprometendo a nossa qualidade de vida.
Cuidados para melhorar a qualidade do sono
É muito importante manter a casa arejada e humidificada. Evitar ao máximo os campos magnéticos, ou seja, computadores, telefone, televisão, etc. Utilizar a cama apenas para amar e descansar e não para ler, ver televisão ou outras actividades. Embora a televisão possa ajudar a relaxar e adormecer com mais facilidade, vários estudos têm provado que não promove um sono reparador.
Uma refeição ligeira à noite isenta de alimentos condimentados poderá proporcionar facilidade de adormecer e um sono reparador.
O tabaco pelo elevado teor em nicotina verá ser evitado nas 4 horas que precedem o deitar, por ser um forte estimulante do sistema nervoso central.
O álcool, embora possa funcionar como um sedativo, provoca agitação e fragmentação, retirando qualidade de descanso e repouso.
Sair do quarto quando o sono não chega
Os especialistas do sono aconselham a sair do quarto quando se anda às voltas na cama, e ir para outra divisão da casa ler ou ver um programa calmo de televisão.
O melhor amigo da saúde somos nós.
 

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula Profissional 0300193 – ACSS

                                           

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