O CHÁ DE PLANTAS É UMA BEBIDA MILENAR

QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS

O chá de plantas é uma forma fácil de se obter os benefícios da fitoterapia. Consiste em extrair os compostos aromáticos e medicinais através de vários métodos de preparação, como maceração, decocção ou infusão do material vegetal, sejam flores frescas ou secas, caules, raizes, folhas, tanto em água fervente como fria.

Sendo a planta de boa qualidade, o chá terá uma função terapêutica muito fiável, sempre como coadjuvante dum tratamento e, jamais como substituto do medicamento, por não possuir as concentrações necessárias. Independentemente da planta ser fresca ou seca, as células mantêm a sua integridade e retêm os seus ingredientes activos durante muito tempo de forma a evitar alterações ou oxidações.

Os chás podem ser preparados com plantas frescas ou secas e as formas mais correntes são:

Maceração – consiste em colocar as plantas em água fria por várias horas

Infusão        -  é derramar água a ferver sobre as plantas e deixar por alguns minutos

Decocção    -  é ferver as plantas por alguns minutos

Cada planta tem propriedades medicinais específicas, desde auxiliar da digestão, ajudar a melhorar o sono, aliviar ansiedade, etc.

Eis alguns exemplos de plantas prodigiosas:

Chá de gengibre para náuseas – tem um intenso odor aromático e sabor picante, com propriedades únicas, chamadas de gingeróis. É utilizado também como digestivo, para cansaço e problemas intestinais.

Chá de erva-cidreira para a ansiedade –  tem um aroma muito agradável e já os médicos da antiguidade o usavam como ansiolítico e, tomado com regularidade representa um bom calmante e bom indutor do sono.

Chá de hortelã-pimenta contra síndrome do cólon irritável – É uma das plantas mais referenciadas para problemas digestivos. É muito rica em flavonóides, taninos e  mentol. É recomendado para digestões difíceis, espasmos, flatulência e náuseas.

Aconselhado para acompanhar refeições

Chá de valeriana para melhorar o sono – É referenciada desde a antiguidade como o calmante mais perfeito. Tem o inconveniente de mau cheiro. É recomendado em pacientes com irritabilidade, ansiedade distúrbios do sono. 

Chá de urtigas como analgésico – apesar de ser considerada uma erva daninha, tem propriedades medicinais muito poderosas que ajudam a diurese, é anti-inflamatória e analgésica. Recomendado para aliviar sintomas de hiperplasia benigna da próstata, dores articulares e musculares.

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula Profissional 0300193 – ACSS 

emSaúde Natural

Construído por: InforEco Torres Novas