LARANJA – UM BENEFÍCIO MEDICINAL

A laranja é por excelência um fruto de inverno, um importante remédio natural para fortalecer o sistema imunitário, combater a fadiga, prevenir gripes e constipações. É redonda como o sol, poderosa e energética, rica em vitamina C, poderoso antioxidante. Contém outras substâncias complexas muito importantes, capazes de neutralizar os radicais livres e evitar o aparecimento de doenças.

A vitamina C está presente na laranja numa percentagem de cerca de 15-20% do total de antioxidantes e, outros elementos presentes incluem:

Hesperidina – importante na insuficiência venosa e cardíaca, auxiliar na redução do mau colesterol (LDL) e, no aumento do bom colesterol (HDL). Esta substância poderá também contribuir nos processos inflamatórios.

Rutina – (vitamina P) – A laranja é rica nesta vitamina, importante para o fortalecimento dos vasos sanguíneos.

Vitaminas do complexo B – nutrientes essenciais para o sistema nervoso

Betacaroteno – poderoso antioxidante que protege a saúde das nossas células

Cálcio – ajuda a proteger e manter a saúde dos nossos ossos e dentes.

Ácido fólico – importante para o desenvolvimento e saúde cerebral

Magnésio – importante para a equilíbrio da pressão arterial

Potássio – importante para manter o equilibrio de eletrólitos nas células e manter o sistema cardiovascular saudável.

Tiamina – (vitamina B1) – ajuda a converter os alimentos em energia

Vitamina B6 – ajuda a produção de hemoglobina que transporta o oxigénio para todas as partes do nosso corpo e combate a anemia.

Ácido cítrico – importante para a dissolução do ácido úrico e remoção de cálculos renais.

A laranja é rica em fibras solúveis e insolúveis, importante para o alívio de distúrbios intestinais, como prisão de ventre, hemorróidas e diverticulose.

Tratando-se de uma fruta doce, é tolerada por diabéticos, desde que ingerida a polpa completa, retirando somente a casca.

As mulheres grávidas, as que amamentam e, as crianças em crescimento, têm grandes benefícios com a ingestão desta maravilha da natureza.

Desportistas e pessoas que desenvolvam trabalho muscular, idosos e pacientes em convalescença, devem consumir com regularidade.                                                                                                                                                                                           Como qualquer fruta, a ingestão mais aconselhada é com estômago vazio.                                                                                                                                                                      Contra indicações:                                                                                                                                                                      Deve abster-se de comer laranja que sofra de diarreia, fígado e vesícula biliar.                                                                                                                       Quem sofra de artrite deve ter moderação

A LARANJA AO PEQUENO ALMOÇO É OURO

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula Profissional 0300193 – ACSS

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