FRUTA É UM TESOURO DE BENEFICIOS PARA A SAÚDE

frutasDeus criou o homem e concedeu-lhe um Universo de alimentos para o tornar feliz e saudável. A fruta, representa a primeira grande dádiva da natureza, para todas as épocas e, específicas para os diferentes lugares do planeta.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de 400 a 800 gramas de frutas, verduras e legumes. A fruta é essencial na prevenção de doenças por ser rica em antioxidantes e pelo seu valor nutricional.

BENEFICIOS DE ALGUMAS FRUTAS

KIWI – É extraordinária fonte de vitamina C e contribui para um coração saudável. Estudos recentes referem que 2 kiwis por dia durante um mês diminuem a agregação plaquetária e triglicéridos, importantes factores de risco para as doenças cardiovasculares. Contribuem também para os distúrbios de obstipação por conterem boa concentração de fibra.

BANANA – É o fruto tropical mais consumido no mundo. Uma peça média tem cerca de 100/110 calorias e é rica em Vitamina B6, Vitamina 9, Vitamina C, manganês, rica em triptofano e potássio. Estudos apontam para muitos benefícios no combate e prevenção de certos tipos de doenças cancerosas, nomeadamente renal e colorretal. A banana juntamente com arroz cozido, tem sido utilizada em algumas partes do mundo para tratamento da diarreia crónica tanto em adultos como crianças.

MANGA -  É um fruto conhecido por conter um nível alto de polifenois, ou seja, com grande poder anti-inflamatório e anti-oxidante. É rica em vitamina C e A, contém fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol mau (LDL). Uma peça média tem cerca de 130/140 calorias.

PAPAIA – É uma fruta de grande valor nutritivo e com uma extraordinária fonte de vitamina C, antioxidantes e Vitamina A, que desempenha papel importante na visão, crescimento e manutenção da saúde óssea e sistema imunitário. Tem elevada concentração de fibra, e licopeno, sendo muito útil para a regularização do trato intestinal, e no combate das doenças protáticas.

LIMÃO – É fruto com grandes poderes curativos e graças às suas virtuosidades muitas vidas foram salvas no tratamento de escorbuto. É um poderoso antioxidante, ajuda a combater doenças cardiovasculares e certos tipos de cancro, como esófago, cólon e faringe. Ajuda a regular os níveis de colesterol e triglicéridos. Um fruto médio tem apenas cerca de 25 calorias.

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula Profissional 0300193 – ACSS

Se necessitar de alguma informação, por favor, não hesite porque estamos sempre ao seu dispor!

emSaúde Natural

Construído por: InforEco Torres Novas