FIGADO – PRINCIPAL ORGÃO DE DESINTOXICAÇÃO

O fígado é o principal órgão de desintoxicação e purificação do organismo e, responsável pela manutenção de um metabolismo  saudável. Muitas das funções do fígado estão relacionadas ao fenómeno de desintoxicação. De facto o fígado  é um órgão de neutralização emocional, ou seja, age sobre o sangue como um filtro que capta as substâncias tóxicas e ajuda a limpar o sangue de impurezas.

O fígado é a maior glândula do corpo humano e é também a que mais trabalha, desempenhando um trabalho colossal, indispensável à vida. É responsável não só pela desintoxicação do organismo mas também pela eliminação das substâncias tóxicas.

Quando o fígado fica sobrecarregaddo por excessos alimentares, consumo de álcool, drogas ou medicamentos, a capacidade de neutralização torna-se mais difícil  e complicada, dando origem a doenças, desconforto e mau estar.

O que pode provocar o mau funcionamento do fígado  

a) Mau estar generalizado   

b) Más digestões e distúrbios biliares

c) Problemas respiratórios e ataques de asma

d) Problemas circulatórios, varizes e hemorróidas

e) Problemas do trato urinário por alterações no fluxo e composição da urina.

f) Alterações da pele, com tez amarelada, (biliosa) comichões, urticária, eczemas.

g) Alteração do sistema nervoso, dores de cabeça, enxaquecas e nevralgias

h) Problemas osteo-musculares por doenças artríticas, reumáticas e gota

Alguns sintomas do mau funcionamento do fígado  

 Sensação de peso “enfartamento”após as refeições  -  sono após as refeições  -  falta de apetite ao pequeno almoço  -  língua branca e gretada  -  boca amarga e pastosa  -  mau hálito  -  rosto bacilento  -  branco dos olhos amarelado  -  olheiras  -  expressão com olhar aborrecido  -  náuseas e tonturas  -  impaciência e nervosismo excessivo  -             aversão e intolerância às gorduras, agressividade (maus fígados)                   O que deveremos evitar  

Alimentos fritos   -  gorduras hidrogenadas e trans (industriais)  -  gorduras saturadas (manteiga, gordura animal tipo banha da porco)  -  vísceras , paté de fígado, carnes gordas, charcutaria, excessos de produtos açucarados, chocolate e pastelaria, álcool, bebidas excitantes, produtos refinados e tabaco, excesso de sal.O fígado está envolvido em todas as acções e reacções que ocorrem nas células e tecidos  e, no bom funcionamento de todos os órgãos do nosso corpo.É impossível conceber saúde sem um fígado em bom estado.

Proteger o fígado  é velar  pela qualidade de vida saudável

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula Profissional 0300193 – ACSS

emSaúde Natural
This service has regrettably been disabled. This message is purely being displayed as to not cause any damage to any website connected to this feature.

Construído por: InforEco Torres Novas