CURCUMA UM MILAGRE DA NATUREZA

A curcuma é mais conhecida entre nós por açafrão das índias, embora também seja conhecida por açafrão da terra ou tumérico e, é da família do gengibre. Maioritariamente é produzida na índia e é um dos ingredientes utilizado no caril , que lhe confere uma cor amarela. A medicina ayurvédica é milenar e dominante na índia, onde se  utiliza esta planta de forma generalizada para vários procedimentos terapêuticos, sendo conhecida como a rainha das plantas pelos pesquisadores e, é tida pelos povos da índia como a “cura de todos os males”. Nas últimas décadas esta  planta tem sido objeto de muitíssimas pesquisas científicas que confirmam a sua eficácia no tratamento do sistema  digestivo e hepático. De acordo com as pesquisas efetuadas os curcuminóides do açafrão impedem a oxidação de gorduras no sangue . Contém uma substância  “tumeric”que neutraliza os radicais livres e é mais poderoso que o antioxidante sintético BHA.

A curcuma  tem sido utilizada com eficácia nos distúrbios hepáticos e digestivos, no tratamento de feridas por ser anti-bacteriano, inflamações agudas, sistema nervoso, prevenção de doenças cancerosas e estimulante do sistema imunitário.

Entre as formas mais utilizadas, uma muito eficaz, será  na culinária no dia a dia, tanto na prevenção como na terapêutica.

Um famoso cientista Canadiano o Dr. Béliveau, sugere o uso da pimenta preta conjuntamente com a curcuma, pois aumentará 1000 vezes a absorção da curcumina. Talvez por isso na tradição indiana, o açafrão sempre foi usado em misturas  com outras  especiarias e combinado com a pimenta preta.

Não param de ser divulgados variadíssimos estudos confirmando as valências terapêuticas da curcuma , particularmente no combate às doenças cancerosas e inflamatórias.

O mais recente estudo científico publicado na revista “Phitotherapy Research”,  demonstra que os extratos de curcuma oferecem vários benefícios para a saúde , com particular relevo, para a saúde psíquica. “Já sabíamos que a curcuma tem propriedades inflamatórias e anti-cancerígenas, mas não conhecíamos os efeitos de caráter psiquico.

Esta pesquisa demonstrou que extratos de curcuma são mais eficazes no tratamento de estados graves de depressão (sem efeitos colaterais), que o uso de “prozac” , um dos antidepressivos mais conhecidos mundialmente.

Alerto para o caráter informativo deste artigo, pelo que a  utilização terapêutica produto comentado, deverá ser acompanhada exclusivamente por profissional qualificado.                                                                                                                                                                                                                       

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula Profissional 0300193 – ACSS

emSaúde Natural

Construído por: InforEco Torres Novas