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CONSELHOS PARA COMER BEM E COM PRAZER

comerÉ possível comer bem sem engordar e ter prazer?
Sim é possível, adotando apenas algumas estratégias tais como:
- Metade do prato deve ser composto de carboidratos ricos em fibras, como massas ou arroz integral. Outra metade, deve fornecer proteínas animais e vegetais, evitando carnes vermelhas.
 - Comer fruta, vegetais e  verduras, porque são ricos em fibras, vitaminas e minerais
- Evitar os produtos “dietéticos” “light” “fast food”.
- Utilizar gorduras saudáveis como as de peixes, abacate, sementes, nozes, óleos vegetais, como linho, sésamo e azeite.
- Utilizar os produtos completos, como a batata com casca, a abóbora, cenoura, curgete, ou a casca da maçã ou pera e, também produtos integrais tais como pão, arroz, massas.
- O organismo deve estar sempre hidratado. A água é essencial à vida e deve ser bebida ao longo do dia, entre 1,5 e 2 litros, sem esperar pela sede. Sumo de fruta natural sem açúcar, ou de vegetais como cenoura, cabeça de nabo, salsa, aipo, etc. são também uma boa opção. A falta de líquidos pode desencadear a desidratação e rapidamente reduzir a lucidez e o desempenho de qualquer atividade.
- O sal é importante, “sal marinho” contém cloreto de sódio, necessário como qualquer outro mineral para o equilíbrio químico do nosso organismo, mas a utilização em excesso é prejudicial.
- A confecção de comida com produtos frescos é mais saudável e mais rica em proteínas, vitaminas e minerais. Evitar comida embalada.
- O momento de comer também é um momento de prazer e. Sentir os aromas, desfrutar os sabores e, mastigar lentamente, ajuda o cérebro a receber sinais hormonais de saciedade, evitando ingerir mais comida que o suficiente.
- O álcool não é necessário ao organismo. Excepção feita ao vinho tinto, que está associado ao bem-estar, bom humor e longevidade, por conter polifenóis tipo resveratrol, poderoso antioxidante na prevenção do colesterol e doenças cardiovasculares. A dose recomendada não deve exceder 1 copo normal a cada refeição principal.
- O pequeno-almoço é imprescindível. É o momento próprio para fornecer o organismo de “combustível” necessário para um bom rendimento de trabalho, seja intelectual ou físico.
- Os lanches são fundamentais para a manutenção dos níveis de açúcar no sangue e obtenção de melhor rendimento. Comer fruta ou iogurte são boas opções.
 

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula Profissional 0300193 – ACSS

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