COMO FORTALECER O MEU SISTEMA IMUNITÁRIO

Para estimular o sistema imunitário devemos evitar a perda desnecessária de energia vital que leva ao enfraquecimento do organismo. Devemos evitar os excesso de todos os tipos, desde a fadiga por excesso de trabalho à desvitalização por consumo desacerbado de estimulantes como café, álcool, tabaco, medicamentos, nomeadamente antibióticos.

Além disso, também se devem evitar situações de stress que enfraquecem as defesas do organismo e, reduzem o sistema imunitário, predispondo a diversas doenças. A tonificação do sistema imunitário é um conjunto de regras para uma vida saudável. Para isso é fundamental uma dieta alimentar regrada e variada, muito baseada em em alimentos frescos e com particular incidência em vegetais coloridos, verduras de folha verde escuro, fruta e líquidos. O exercício, práticas de relaxamento, sono suficiente, contacto com o ar limpo, descanso são factores indispensáveis para a vitalidade.

Algumas ideias para fortalecer o sistema imunitário: 

Garantir todos os dias um sono de qualidade para recuperar energia.

Praticar exercícios de relaxamento para lidar adequadamente com o stress para evitar o enfraquecimento do sistema imunitário.

Desenvolver uma atitude mental positiva para um bom equilíbrio emocional.

Diariamente fazer exercício para revigorar todo o organismo tanto físico como psíquico.

Promover uma alimentação saudável e fornecer ao organismo os nutrientes que necessita para um bom funcionamento para que possa resistir a doenças.

A alimentação tem um papel preponderante, pelo que se devem evitar alimentos com gorduras tóxicas, açucarados ou salgados. Os alimentos devem ser o mais completos e naturais possível, ou seja, integrais e isentos de químicos. Os cereais integrais, pão integral, nozes, amêndoas, feijão, ervilhas, favas, lentilhas, carnes magras peixe do nosso mar, legumes, fruta da época e da nossa região, caldos infusões de plantas medicinais, devem constituir a maior parte da nossa dieta alimentar diariamente.

As especiarias são grandes aliadas do sistema imunitário.

Efectivamente as especiarias têm propriedades bactericidas e antivirais e estimulam o funcionamento do sistema imunitário.

Destacam-se a canela, cravinho da índia e a curcuma (açafrão-da-terra).

Não deixam créditos por mãos alheias, os muito poderosos alho, oregão, tomilho, segurelha, artimisia, equinácia, ginseng, ginckgo biloba, etc

Reihei, maitake, shitake, são espécies de cogumelos muito poderosos também.

Alguns suplementos alimentares e vitaminas são também de grande importância para revigorar o organismo, entre os quais: beta-caroteno, vitaminas C e D, selénio, zinco, magnésio, etc.

NA MÃE NATUREZA ENCONTRAMOS A SOLUÇÃO.

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula Profissional 0300193 – ACSS

emSaúde Natural

Construído por: InforEco Torres Novas