CANSADO DE ESTAR CANSADO

evitar-cansacoQuando esta situação ocorre é necessário identificar bem a causa, pois pode ser um sinal de doença ou deficiência alimentar, que à falta de nutrientes necessários, provoca desequilíbrios metabólicos e não produz a energia vital.
Fatores que podem desencadear cansaço:
Carência de Vitamina C – A falta desta vitamina afeta o sistema imunitário e o organismo fica mais vulnerável a gripes, infecções, que reduzem a energia. Esta vitamina é fundamental para a absorção do ferro proveniente da alimentação, pelo que a sua falta pode contribuir para um estado anémico.
Anemia – a deficiência de ferro pode ter origem na má absorção pela falta de vitamina C, por carência alimentar ou até por hemorragias.
Provoca cansaço, desânimo, falta de concentração, dificuldade de aprendizagem, sono, queda de cabelo, distúrbios de humor, palidez no rosto e olhos, infecções frequentes, apatia. As crianças ficam muito paradas e sem actividade.
Insónia – Dormir pouco provoca fadiga, tristeza, depressão, stress e ansiedade. O sono é determinante para a energia física e mental e, em particular para a memória e concentração.
Hipoglicémia – Quando a glicose (açúcar no sangue) abaixa de 70mg/dl, ocorre o cansaço, sono, tonturas, suores, dores de cabeça, podendo provocar desmaios e em casos mais extremos o estado de coma. O desequilíbrio alimentar desencadeia uma instabilidade generalizada física e mental.
Disfunção da tireóide – Um dos principais sintomas é o cansaço, anemia, sonolência, queda de cabelo, sistema imunitário diminuído, raciocínio lento, memória fraca, falta de concentração, desânimo, inchaço ao redor dos olhos, aumento do fluxo menstrual, alteração do peso corporal, intolerância ao frio, pele seca, unhas fracas, prisão de ventre, infertilidade, disfunção eréctil, inchaço, redução de pelos nas sobrancelhas, etc.
Carência de potássio – A falta de potássio pode ter origem alimentar deficiente, mas também no uso abusivo de diuréticos. Os sintomas mais comuns são o cansaço, fraqueza, dores musculares dos braços e pernas, constantes caibras, náuseas e vómitos, tensão arterial baixa, formigueiro no corpo, flatulência, sensação de depressão e arritmia.
Fontes de Vitamina C: – Limão, kiwi, abacaxi/ananás, tangerina, laranja, ameixa, amora, framboesa, pera, melancia, figo, cereja, manga, salsa, pimento verde, brócolos, cebola, alho, etc.
Fontes de Potássio: Bananas, uvas, pêssego, ameixa preta, soja em grão, sementes de abóbora, nozes, flocos de aveia, feijão, grão verduras, etc.

A saúde constrói-se com uma correta alimentação

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula Profissional 0300193 – ACSS

                                                                                                            

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