CABELO SAUDÁVEL É SINAL DE BOA SAÚDE

ARTIGOO cabelo pode reflectir o estado de saúde de todo o organismo.
Quando o fica frágil e muito fino e acentuada queda, poderá ser um sinal de distúrbio hormonal, metabólico, psicológico, intoxicação de drogas, ou reflectir uma doença de pele.
Os cabelos alimentam-se através da comida e também por via tópica, através de produtos como champô, máscaras ou cremes.
Na alimentação é importante o equilíbrio nutricional para proporcionar ao organismo os minerais e vitaminas necessárias.
Os minerais ajudam a agrupar, a construir e aproveitar melhor as proteínas responsáveis pela formação e estrutura do cabelo e, entre estes destacam-se:
Ferro: Muito importante na produção de glóbulos vermelhos, responsáveis pela circulação de oxigénio no sangue. A sua falta provoca a queda e torna- o frágil. Está presente na amêndoa, canela, carnes vermelhas, feijão, ovos, verduras de folha escura, soja, etc.
Magnésio, gerador de energia nas células e determinante para a renovação celular. Encontra-se na banana, grãos integrais, vegetais verde escuros, nozes, amêndoas, abacate, melão, ananás.
Enxofre: Essencial para a formação de queratina, a proteína que estrutura o cabelo e que está presente no alho, cebola, ovos, peixe, carne, repolho.
Zinco: é determinante para a síntese de proteínas que estão presentes nos frutos do mar, carne, cogumelos, ovos, gérmen de trigo, levedura de cerveja.
Potássio: Controla o equilíbrio da quantidade da água, para manter o cabelo hidratado e mais flexível e, encontra-se em carnes magras, vegetais, semente de girassol, feijão, grão-de-bico e frutas secas.
Cálcio: É imprescindível para o metabolismo do ferro e vitaminas vitais no crescimento do cabelo e evita que fique quebradiço. Está presente nos produtos lácteos, vegetais verde escuros, algas, etc.
As vitaminas, nutrem em profundidade o cabelo, potenciam o crescimento e combatem a acção dos radicais livres. Destacam-se a
Vitamina A – que está presente no fígado, ovos, frutas em geral, vegetais coloridos.
Pró-vitamina B5 – presente na gema de ovo, levedura de cerveja, leguminosas, salmão, grãos integrais, gérmen de trigo.
Vitamina E – presente nos óleos vegetais, como azeite, ovos, gérmen de trigo, hortaliças com folhas, manteiga, abacate, etc.
Vitamina F – Presente nos óleos vegetais, oleaginosas, linhaça, peixes gordos como salmão, cavala, atum e sardinha.

Vitamina H (Biotina) – Presente na gema de ovo, fígado, arroz integral, levedura de cerveja, leguminosas, sardinhas, etc.

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula Profissional 0300193 – ACSS

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