AS CEREJAS NOSSAS AMIGAS

ARTIGOA cereja é um fruto muito rico e com muitos benefícios para a saúde e, tem sido objeto de estudos no combate das doenças cancerígenas.
É rica em antioxidantes e importante na limpeza dos radicais livres, determinante para retardar o envelhecimento e preservar a juventude. Os pigmentos vermelhos da cereja ajudam a reduzir as inflamações e a dor.
É de grande importância aproveitar esta época para integrar na alimentação diária a cereja, porque os seus benefícios são mais eficazes devido à sazonalidade. É muito depurativa e apesar de ser doce, o seu açúcar, a levulose, é bem assimilado pelo organismo e pode ser consumida pelos diabéticos.
A cereja tem grande concentração de vitamina C e betacaroteno, rica em vitamina A, útil para a visão, vitamina E, útil para a pele e vasos sanguíneos. Contém boas doses de potássio, conferindo propriedades diuréticas.
É um alimento alcalino e muito eficaz na neutralização da acidez. Também muito importantes são os “pezinhos de cereja”, por serem diuréticos e bons drenantes de todo o organismo.
A ingestão regular de cerejas pode contribuir para a redução de doenças cardíacas, diabetes, colesterol e triglicéridos.
Um copo por dia de sumo de cereja pode ajudar a tratar e a aliviar o desconforto associado á artrite e gota. Acredita-se ser também um bom remédio para o combate da fibromialgia e outras doenças associadas.
As cerejas frescas ou em sumo natural, fornecem ao organismo potássio, ferro, magnésio, fibras e ácido fólico.
O consumo regular de cerejas ajuda a melhorar os níveis de energia e actua como queimador de gorduras e equilíbrio da pressão arterial, pelo seu poder diurético, laxante e antibacteriano. A elevada concentração de minerais e vitaminas converte a cereja numa boa fonte dietética e grande interesse nutricional que deve ser aproveitada na época da sua colheita.
O conteúdo calórico é razoável, ou seja, 65-68 kcal por 100grs.
Uma dieta baseada na cereja, 1 kg dia, é suficiente para iniciar uma limpeza do organismo e ajuda a eliminar graves deficiências na nutrição, ocasionadas pelo excessivo consumo de farinhas brancas, produtos refinados como arroz e massas, açúcar, carnes vermelhas, charcutaria, queijos gordos, álcool, tabaco, etc.
Aproveitar os benefícios da cereja nesta época é  uma excelente forma de se iniciar um processo de emagrecimento, pela ausência de  gorduras, proteínas, e sal. 
 

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula Profissional 0300193 – ACSS

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