ARTRITE, OSTEOARTRITE OU ARTROSE

Artrite o que é e, como se desenvolve

Artrite significa inflamação das articulações e, a sua forma mais comum é a osteoartrose. No conceito Naturopático, considera-se que as doenças de carácter artrítico, são resultado de uma condição hereditária de intoxicação e, especialmente, de uma recessão grave das funções da nutrição.

As partes do corpo mais frequentemente afectadas são as mãos e, as articulações que suportam mais peso, como os joelhos, quadris e coluna vertebral.

Esta doença resulta por efeito cumulativo de pressão e mobilização das articulações  durante décadas, iniciando um processo degenerativo  do colageno da cartilagem entre os 50, 60 anos.

O inicio da osteoartrite pode ser muito ténue e subtil, com dor nas articulações pela manhã ao amanhecer, ou dor e rigidez após ter ter estado  algum tempo numa posição sentada ou deitada. A dor aumenta com a actividade e, articulações do quadril e joelhos, podem ser mais dolorosas, com caminhada incerta e difícil.

As articulações da coluna vertebral produzem compressão dos nervos e vasos sanguíneos, provocando dores intensas.

Os analgésicos ou anti-inflamatórios tradicionais não resolvem a causa do problema e, geralmente, produzem um alívio temporário da dor, contribuindo para a deterioração da cartilagem e, inibindo a sua reconstrução.

O que significa recessão das funções da nutrição 

É a dificuldade que o organismo tem em eliminar os resíduos tóxicos por má nutrição  e que desenvolve valores de ácido úrico, ureia, colesterol, sangue viscoso e outras substâncias tóxicas anormais, afectando a saúde e equilíbrio do organismo. A causa maior reside na prevalência desequilibrada e exagerada de alimentos acidificantes ricos em proteínas como produtos lácteos, açúcares, carnes gordas, charcutaria, etc.

A falta de alimentos ricos em fibras como fruta e legumes dificultam as funções metabólicas, originando défices de proteção do organismo.

O peso excessivo

O excesso de peso é um dos graves problemas da saúde actual e a pressão que exerce sobre as articulações, afecta particularmente os quadris, joelhos e pés.

É possível recuperar a cartilagem e articulações

A naturopatia tem desenvolvido nas últimas décadas, métodos de recuperação naturais eficazes para restaurar as articulações e cartilagens, através de um grande grupo de macromoléculas chamado mucopolysacarides.

Os resultados destes tratamentos têm uma eficácia inequívoca e duradoira.

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula Profissional 0300193 – ACSS

emSaúde Natural

Construído por: InforEco Torres Novas