ALIMENTOS DIURÉTTICOS CONTRA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

Algumas das causas mais conhecidas para a retenção de líquidos são altos níveis de hormonas como a insulina e cortisona, disfunções dos rins e coração, alguns medicamentos como a pílula, o sal, que provocam edemas nas pernas e tornozelos.

As plantas ou alimentos diuréticos ajudam a eliminar os líquidos que se produzem no organismo sem risco de desequilíbrio electrolítico e facilitam a eliminação de substâncias residuais que sobrecarregam o organismo.

Uma forma de combater o problema de retenção de líquidos é a adopção de algumas mudanças nos hábitos alimentares como a redução de sal e a inclusão de alimentos diuréticos, que são naturais e têm efeito terapêutico, como exemplos:

ALHO – é um alimento pleno de propriedades e benefícios e também um excelente diurético que ajuda a remover os resíduos acumulados na corrente sanguínea.

ALCACHOFRA – é muito rica em minerais em que se destacam o cálcio e magnésio, é um forte depurador do fígado e contribui para a eliminação de líquidos.

ESPARGOS – é muito eficaz para combater a retenção de água no organismo devido à proporção de potássio/sódio contido no alimento que é muito elevada (270/3). Promove a secreção e fluxo urinário por conter uma substância denominada de asparagina que confere um forte odor à urina por ser um sulfurado muito depurativo e diurético.                                                                                                                                         

AIPO – é muito rico em cálcio, sódio, fósforo, ferro, potássio e, vitaminas A, C e complexo B. É depurativo e diurético, ajuda a combater doenças renais e cardíacas, sendo muito útil nas cólicas renais. As sementes são muito eficazes para a eliminação de ácido úrico.                                                                                                                                                                                                                                                                                     BETERRABA – é um vegetal riquíssimo em ferro, cálcio, ácido fólico, betacaroteno, que lhe conferem altas propriedades diuréticas.

PEPINO – é uma boa fonte de enxofre e silicio que estimulam os rins e promove a dissolução do áciddo úrico. É um vegetal diurético de grande eficácia.

LIMÃO - o sumo de limão comtém ácido cítrico, cálcio e potássio, vitamina C e complexo B, é muito útil na retenção de líquidos e aconselhado o uso diário com água ao longo do dia na proporção de um limão médio para 1,5L de água.

CENOURA – o sumo é um tónico de grande valia por ser remineralizante e purificador. É rico em betacarotenos, cálcio, potássio e magnésio que lhe asseguram grande capacidade de eliminação de líquidos e tóxicos.

 

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula Profissional 0300193 – ACSS

emSaúde Natural
This service has regrettably been disabled. This message is purely being displayed as to not cause any damage to any website connected to this feature.

Construído por: InforEco Torres Novas