ALIMENTOS DIURÉTICOS CONTRA A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS – Continuação edição anterior

ARTIGOOs alimentos diuréticos são indispensáveis para estimular o organismo a produzir mais urina, ajudando a remover o excesso de líquidos do corpo. Os diuréticos estão cada vez mais a ser utilizados de forma indiscriminada, particularmente para a eliminação de peso, causando muitas vezes efeitos secundários muito negativos. Com os alimentos naturais consegue-se o equilibrio de todas as funções, por serem nutrientes funcionais e conterem vitaminas e minerais.
Aveia – é rica em minerais e fibras, muito eficaz para drenar os tecidos e, contribui para a remoção de resíduos e toxinas acumuladas no corpo.
Mirtilo – é um antibacteriano de grande eficáciaa na prevenção e tratamento de infeções do trato urinário e um diurético por excelência. O sumo natural promove acção rápida na retenção de líquidos.
Couve de bruxelas – Como outros vegetais crucíferos (bróculos, repolho, couve flor), é rica em cálcio e potássio. O seu consumo é geralmente recomendado para as pessoas que sofrem de retenção de líquidos e obesas que querem eliminar peso, ou sofrem de artrite ou osteoartrite.
Funcho – é uma planta aromática muito rica em óleos essenciais (estragol e anetol), flavonóides vitaminas e minerais. As sementes são usadas no tratamento de pedras nos rins e é um diurético com grande capacidade anti-inflamatório.  É uma excelente solução para as mulheres que sofrem de retenção de líquidos e dores durante o ciclo menstrual.
Alface – é um vegetal com propriedades calmentes do sistema nervoso, muito rico em manganês, crómio, potássio, ferro, fósforo, que lhe confere grande poder diurético.
Sumo de alface associado ao limão é de eficácia significativa.
Tomate – O tomate é um fruto diurético que merece ser bem considerado e utilizado para além da tradicional salada. É considerado como um dos frutos mais poderosos no combate à obesidade e retenção de líquidos, devido à sua compoisão rica em potássio, ferro, cobre, zinco, e licopeno. Sumo de tomate associado à salsa, tem efeitos extraordinários…

Melancia – tem um elevado teor em água (mais de 90% do seu peso) e 100g tem apenas 20 calorias. É uma fruta por excelência consagrada nos planos alimentares na eliminação de peso e retenção de líquidos, por conter vitamina C, B, potássio, licopeno. É recomendável comer com estômago vazio ou apenas entre as refeições.

OS ALIMENTOS NATURAIS SÃO O NOSSO MELHOR REMÉDIO

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula Profissional 0300193 – ACSS

emSaúde Natural

Construído por: InforEco Torres Novas