AI QUE MEMÓRIA A MINHA !…

ARTIGOEsta é uma expressão muito comum e, cada vez mais se ouvem queixas de jovens e adultos. Porque será?
Distúrbios da memória e concentração podem ocorrer em qualquer idade e ocasião. As dificuldades de aprendizagem entre os jovens, os lapsos de memória durante períodos de fadiga ou stress nos adultos, a concentração mais baixa após as refeições, ou a redução de desempenho intelectual em pessoas de idade avançada. A nutrição tem um papel significativo em manter e, mesmo melhorar essas funções. Existem mais de 40 nutrientes envolvidos no funcionamento do cérebro, pelo que é determinante garantir a ingestão adequada de macronutrientes, como proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis e, micronutrientes, ou seja, vitaminas e minerais, que promoverão ao longo do dia, de mais energia saudável e, melhor eficiência da memória e concentração.
Sugestões úteis e eficazes
- 1 Iniciar o dia com um pequeno almoço completo
- 2 Evitar refeições pesadas e álcool, que provocam sonolência e desconcentração
- 3 Os lanches da manhã e da tarde são indispensáveis para o equilíbrio da glicose
- 4 Ingerir hidratos de carbono ao longo do dia, com porções equilibradas
- 5 Ingerir alimentos ricos em Omega 3, presente nos peixes gordos e sementes
- 6 Todos os dias comer legumes e frutos variados a todas as refeições
- 7 Vitaminas do complexo B – (B6, B9, B12) e vitaminas C, A, B
- 8 Alimentos ricos em ferro, estão presentes nas proteínas e verduras
- 9 Exercitar o físico ao ar livre e a memória com jogos, palavras cruzadas, etc.
-10 Beber água, fonte de vida e essencial à energia celular
A importância do pequeno almoço
Vários estudos demonstram inequivocamente, que um pequeno almoço  completo e equilibrado melhora o desempenho intelectual dos estudantes e, de todas as pessoas que utilizam a força mental nas suas actividades profissionais.
A falta do pequeno almoço promove o declínio da glicose e, consequentemente da força física, memória e concentração.
Refeições pesadas, provocam sonolência e, desconcentração.
As refeições de baixas calorias são as mais indicadas para um melhor funcionamento do cérebro ao longo do dia.
Omega 3 é essencial para a memória
A falta de ómega 3 enfraquece a estrutura e a composição das membranas neuronais, afectando a química do cérebro, que é composto basicamente de gorduras, Mielina, que contém 70% de lipídeos. As gorduras saudáveis estão associadas a um cérebro saudável.
 
Estimule a sua memória para viver mais e melhor.
      

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula Profissional 0300193 – ACSS

                                                                  

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